sexta-feira, 25 de julho de 2008

Vamos fazer um filme?

O mundo da sétima arte é um território pouco explorado nacionalmente, filmes brasileiros eram conhecido por sua pornoxanxada e linguajar xulo. o Cinema Brasileiro mudou, e essa mudança veio apartir do Central do Brasil (vocês lembram? daquele menino chatinho que perde a mãe em um acidente e a Fernanda Montenegro o leva ao encontro da família), e este recebeu uma indicação ao Oskar (Melhor Filme Estrangeiro), pena que ficou na indicação.
Lembro-me muito bem que meu irmão odiava filme brasileiro, até o dia que ele assistiu ao CIDADE DE DEUS, a concepção dele sobre cinema mudou completamente. Ganhamos um pouco mais espaço no cinema dentre os mais-mais, e outros títulos foram lançados, muitos fizeram bonito, e tudo se tornou mil flores.
Nãooo!! Stop!!! não é bem assim, vocês se enganam se pensam assim, e os curtas metragem??? Muita gente se atem aos longas e esqueceram dos curtas (tem também os curtas de animação), dos médias-metragem que também sou outras modalidade de filme.

E o cinema regional? onde fica???? ainda não se ouve falar nos longa-metragem Paranoaras, que dirá nos curtas, então para que vocês que gostam de filme assim como eu apreciem um pouco da nossa cultura, escolhi este curta a cima que é um filho da terra, chamado "AÇAÍ COM JABÁ".

Ficha Técnica
De Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walerio Duarte
Ficção/35mm/Cor/13Min. (2000)
Comédia baseada no costume do amazônida
de tomar açaí. Um paraense e um turista duelam para ver quem consegue tomar mais açaí acompanhado de jabá.


É a gente também sabe fazer cinema, além desse curta no Pará foram feitos muito outros que ninguém têm noção sobre a existência como: Chama Verequete, Mulheres Choradeiras, Matinta Pereira (com meu amigo Adriano Barroso), entre outros.

E eu em meu tempo de acadêmica fiz um curta-metragem, chamado: PARAÍSO DOS PÁSSAROS (eu dei a idéia de nome e parte do roteiro é meu, tive ajuda dos meus colegas de faculdade é claro), Fui a operadora de câmera e roteirista.

Daniel Amerino, Waldir Barbosa, San Chris Santos e eu em dia de filmagem

Filmamos o nosso curta e ajudamos a nossa amiga Helem Aviz com o curta dela chamado: PAIXÕES
E sabe deu uma coisa? nunca pensei que CURTA METRAGEM viraria uma paixão. Todos os eventos que têm sobre o assunto eu vou, e um deles mais o mais famoso é CURTA-BELÉM (realizado pela atriz Nacionalmente famosa Dira Paes), e outro que eu adoro, é o também famoso ANIMAMUNDI Belém (só vem os curtas de animação vencedores).

Ai vocês pensam e me fazem a pergunta de outro: Porque o cinema é conhecido como a Sétima Arte?
Quem responde é Francisco Mendes no Blog dele, foi a resposta mais plausível e inteligível que eu achei, ele diz mais ou menos assim:

As Sete Artes são consideradas a Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema. Não existe uma hierarquia basilar (apenas o cinema ocupa uma posição conhecida, a Sétima), no entanto cada pessoa pode tentar ordená-las. Para mim a Música é a primeira, pois até no mundo animal ela é executada desde os primórdios. A Dança é praticamente indissociável da Música, logo virá em segundo. Após o aparecimento do Homo Sapiens, como as formas de expressão eram maioritariamente tácteis surgiu a Pintura e a Escultura. Na quinta e sexta posições teremos a Literatura e o Teatro, respectivamente. A Sétima Arte é o Cinema.(...)

Querem ler mais entrem no blog dele: Pasmos Filtrados. Bateu a curiosidade??? SINTA-SE A VONTADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário